terça-feira, 2 de setembro de 2008

Resenha Cap. Vlll

Tema: Caminhar com segurança na mesma direção - texto do livro "Liderança, gestão e tecnologias para a melhoria da educação no Brasil
O texto aborda a utilização da tecnologia em sala de aula. Essa inovação chega às escolas com a intenção de acrescentar recursos na prática pedagógica, sem que para isso haja mudanças severas na rotina educacional.
Há, entretanto, de se ressaltar que esta prática é obsoleta, pouco explorada. Isto deve-se, sobretudo, à falta de preparação do corpo docente.
Tendo a escola como polo de difusão da tecnologia como suporte pedagógico, o professor exerce papel fundamental como provocador , organizador e facilitador na utilização deste recurso.
O aluno, alvo de todo trabalho, já domina a tecnologia e navega na rede através de blogs e flogs. Há necessidade de direcionar sua ação a fim de que ele publique suas aprendizagens.
Urge, ainda, a necessidade da formação de educadores tecnológicos, que difundam o uso da tecnologia na educação, seja ela presencial ou à distância.

Nenhum comentário: